Loja Magento, vale a pena?

 em Magento

Será que vale a pena usar o Magento como plataforma para sua loja virtual? Conheça as três principais vantagens e desvantagens de se ter uma loja Magento e saiba por que vale a pena ter uma loja Magento

Vantagens

Sistema robusto e completo

Para começar a principal vantagem do Magento é o fato de o Magento, apesar de precisar de algumas adaptações para o Brasil, já vem com tudo que você precisa e uma loja. Citando alguns exemplos posso destacar:

  • Sistema completo de gestão de catálogo;
  • Sistema detalhado de constrdução de filtros e atributos de produtos;
  • Sistema de promoções e descontos;
  • Relatórios;
  • Gestão de pedidos;
  • Gestão simples de estoque;
  • Personalização de design e layout para cada página;
  • Sestão de clientes;
  • Integração de ERPs via SOAP.

Segurança

O Magento é bem confiável e se preocupa bastante com a segurança e frequentemente lança paths de correções de bugs. Além disso as atualizações são frequentes. O que passa muita segurança, nenhum sistema é perfeito, mas o Magento, com certeza é um dos mais confiáveis.

Comunidade

O Magento possui uma das maiores comunidades que se ajuda com tutoriais e dicas diversas sobre todos os assuntos. Existem no mundo vários fóruns e comunidades falando de melhorias e resoluções de problemas e que está sempre ávida a tirar dúvidas e ajudar no funcionamento do sistema.

Escalabilidade

O Magento consegue ser uma loja Open Source e ainda suportar um grande volume de produtos sem apresentar problemas. Seja para 100 ou 10.000 produtos o sistema Magento suporta o gerenciamento sem erros ou travamentos.

Desvantagens

Como tudo na vida não são flores o Magento tem sim problemas que precisam ser pensados antes de se decidir por uma loja Magento. Aqui separei três pontos que sempre geram frustração com o Magento

A loja pode ficar muito lenta

Justamente por ser tão robusto e com tantos recursos, o Magento é um sistema pesado e que não vai rodar 100% numa hospedagem simples, não adianta insistir, simplesmente não vai. Mesmo hospedagens nacionais que se colocam como especializadas em Magento, quando a quantidade de produtos e o número de visitas são elevados a loja apresenta lentidão. Por isso, mesmo que no começo ainda dê para ter uma loja em um provedor nacional, quando a loja já tem um certo tráfego será necessário um provedor “gringo” que ofereça mais recursos.

É muito complicado

Outro ponto positivo que pode virar negativo. Como o Magento é muito detalhista e possui muitas configurações para tudo, ele acaba sendo muito complicado para administradores novos, o que pode gerar frustração por não saber por onde começar ou como inserir um simples produto, esta é uma das maiores reclamações que ouço de clientes sobre o Magento. Uma dica que sempre dou é que não é necessário saber de tudo de primeira e permita-se errar. veja como inserir um produto, como gerenciar um pedido, e vá aprendendo a medida que vai utilizando. Sempre oferecemos um período de assessoria para tornar essa fase menos traumática possível

Suporte qualificado de verdade é difícil encontrar

Ok este é o motivo número um de quem quer montar uma loja e escolhe a plataforma Magento. 100% de todos os clientes que já conversei que já tentaram montar uma loja Magento antes, contam como é difícil encontrar alguém que realmente saiba trabalhar com Magento. De fato, existem muitos curiosos que acham que o Magento é mais um sistema parecido com WordPress que basta descompactar, configurar o banco de dados e sair utilizando. Mas é na hora do vamos ver que o bicho pega. o Magento é influenciado pela hospedagem, pela versão do php, pelo tipo de produto, pelo tema, ou seja são muitas variáveis, eu que já tenho quase dez anos de experiência com esta plataforma sei bem disso de suas manhas. Felizmente existem sim bons profissionais na área que podem te ajudar a ter uma loja eficiente.

Minha conclusão

Desenvolver frontend no Magento é uma de minhas principais atribuições e, por isso, me sinto suspeito para responder mas tentando ser o mais neutro possível, a plataforma Magento é o sistema Open Source para lojas virtuais mais utilizado no mundo e isso não é por acaso. Suas vantagens superam as desvantagens, o que geralmente falta é um bom planejamento e preparação para o mercado. Em todos esses anos trabalhando com Magento vi muitas lojas nascer e morrer em menos de dois anos, os verdadeiros motivos disso são variados e complexos, mas geralmente é por falta de planejamento. Ter o conteúdo bem extruturado, estratégia de SEO e de anúncios são fundamentais para a saúde da loja, fora um bom atendimento e o pós venda. Sem esses atributos nem mesmo o melhor e mais caro sistema de loja do mundo conseguirá sobreviver ao mercado feroz que é a internet. Pesquise e converse com especialista, elimine todas as suas dúvidas e prepare-se.

Um forte abraço e até a próxima.

Postagens Recentes
Comentários
  • Rafael
    Responder

    otimo conteudo, tambem busco mais informações sobre a Loja Magento… obrigado forte abraço… continue com esse excelente trabalho!

Deixe um Comentário